Primeira edição teve mais de mil indicações e mais de oito mil votos únicos; Inscrições para as sete categorias da premiação estão abertas
O futuro da mineração é sustentável, tecnológico, inovador e diverso. E, acompanhando o desenvolvimento desse setor da economia, o Women in Mining Brasil (Mulheres na Mineração) – WIM Brasil, movimento voluntário que busca maior diversidade, equidade e inclusão em um mercado predominantemente masculino, lançou nesta segunda-feira, 5 de maio, a 2ª edição do Prêmio Mina.
Lançado no ano passado com quatro categorias, o Mina recebeu mais de mil indicações de mulheres e aliados da equidade de gênero que se destacam no mercado minerário brasileiro e mais de 8 mil votos únicos na fase da votação popular. Já em seu primeiro ano, a premiação se posicionou como um dos reconhecimentos mais importantes no país.
Acesse o site especial e faça sua indicação.
O que é o Prêmio Mina
O WIM Brasil, movimento instituído em 2019 no Brasil, seguindo outras organizações em diversos países que carregam o mesmo nome e olham para o mesmo futuro de equidade de gênero e valorização profissional, identificou a necessidade de destacar mulheres por seus trabalhos na mineração. Dentre suas atribuições, o WIM preza pela visibilidade e pelo reconhecimento das mulheres que desempenham papéis de destaque no setor, além de promover uma cultura de inclusão. E, ao falar sobre inclusão, é importante que os homens também participem desse debate concretamente.
Em sua 2ª edição, o Prêmio Mina chega com sete categorias, seis delas dedicadas ao trabalho de mulheres na mineração e uma valorizando homens comprometidos com a promoção da equidade de gênero.
As indicações para a 2ª Edição do Prêmio Mina já estão abertas. É possível indicar uma pessoa por categoria, sendo elas:
Mulher na Liderança: trabalhadoras que ocupam cargos de liderança e demonstram excelência em sua atuação;
Mulher na Operação: trabalhadoras que desempenham funções operacionais fundamentais na indústria da mineração;
Mulher no Backoffice: trabalhadoras que atuam em áreas de suporte e administrativas na mineração;
Aliado pela Equidade: trabalhadores homens que demonstram, ativamente, compromisso na promoção pela equidade de gênero.
Mulher na Ciência e Pesquisa: trabalhadoras que atuam em universidades e centro de pesquisa com objeto de estudo relacionado à mineração;
Mulher nas áreas públicas e entidades: trabalhadoras que estão em órgãos públicos e em entidades de classe e/ou sem fins lucrativos;
Mulher que atua fora do Brasil: trabalhadoras brasileiras que atuam no exterior.
* Essa última categoria será volante, com assunto foco diferente a cada edição.
As inscrições serão avaliadas por uma comissão do WIM Brasil e os nomes finalistas de cada categoria passarão por uma votação popular. A premiação será em outubro, durante a Exposibram, em Salvador (BA).
O Prêmio Mina tem patrocínio da Prefácio Comunicação e apoio do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram).
Mina: um reconhecimento de mulheres e aliados de uma mineração com mais diversidade.
Women in Mining – WIM Brasil O Women in Mining (Mulheres na Mineração) é um movimento mundial voluntário que busca maior diversidade, equidade e inclusão em um mercado ainda ocupado, predominantemente, por homens. No Brasil, o WIM começou em 2019 e foi o primeiro a lançar um Relatório de Indicadores, cuja quarta edição foi lançada em 2024.